quinta-feira, 20 de março de 2014

Ultra Street Fighter 4 - Existe mesmo essa necessidade?








Em 2008, a primeira versão do Street Fighter foi lançada e muito bem recebida, fazendo com que uma possível seqüência fosse inevitável. Aí vieram o Super Street Fighter 4, no início de 2010 e a versão Arcade Edition (praticamente uma pequena expansão do SSF4) no final de 2010. Apesar de o game ainda ser muito vendido e jogado, fica a pergunta: Existe mesmo a necessidade de uma nova versão?



Apresentado em um trailer de 2013, a nova versão do SF4, chamada Ultra Street Fighter 4, mostrou claramente de que esse novo jogo será constituído: De um Super Street Fighter 4  com personagens e cenários reciclados do Street Fighter x Tekken!

O jogo apresenta personagens e cenários reciclados do Street Fighter x Tekken. A versão em 3D da capoeirista Elena fora introduzida como um DLC em Sf x Tk e fora simplesmente transportada para o USF4.


No início deste ano, a Capcom apresentou uma nova lutadora para o jogo. A surpresa acabou se tornando um desprazer! A nova lutadora anunciada é Decapre - um dos clones de Cammy (membro das Dolls, como as deploráveis Juni e Juli). Decapre é praticamente uma Cammy "de roupa trocada" e já apareceu como cameo no Street Fighter Alpha 3. Além do mais, segundo boatos, essa lutadora será um DLC.
Decapre é a nova lutadora anunciada. É um clone de Cammy e totalmente patética como as já conhecidas Juni e Juli de Street Fighter Alpha 3.  Assim como as demais dolls - que tem nomes baseados nos meses do ano - Decapre significa "dezembro" em italiano.
Decapre não é uma lutadora tão nova assim. Ela já apareceu como cameo no Street Fighter Alpha 3.

Eu achei que a Capcom tinha abandonado sua velha mania de reciclagem desde a sexta geração, quando ela lançou o ridículo Capcom Fighting Evolution (ou Capcom Fighting Jam, no Japão) - Aquele game de luta entre os personagens da Capcom, de diferentes jogos - Como Street Fighter, Darkstalkers, e Red Earth. Esse jogo foi apenas uma cópia dos personagens de diversos jogos inseridos em um game só, onde se enfrentam em cenários ridículos e imóveis, que parecem fotografias. Apenas inseriram uma personagem nova: Ingrid. De resto, os sprites foram todos aproveitados dos outros jogos (é notória a diferença entre os sprites do Street Fighter Alpha, Street Fighter 3, Darkstalkers e Red Earth).


Capcom Fighting Evolution criou muita expectativa e acabou sendo um jogo de personagens totalmente resgatados. A Capcom não teve o trabalho de editar os personagens e adaptá-los. Nessa imagem, é notável a diferença entre o sprite de baixa resolução de Anakaris (Darkstalkers) e o de melhor resolução de Mukuro/Kenji (Red Earth). Esse jogo serviu para mostrar o que a Capcom faz de pior.


Na minha opinião, a Capcom poderia até ter lançado um update para o SF4, mas inserindo outros personagens de sua franquia. Seria muito legal ver um Sodom e uma Rainbow Mika em 3D. A inserção de Decapre foi simplesmente desnecessária e o uso dos cenários do Street Fighter x Tekken também. Se fossem para lançar um jogo assim, era melhor que não tivessem lançado nada. Mesmo com todos estes defeitos, acredito que o USF4 venderá bem, pois os fãs da série não irão querer deixar de tê-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário