"Vidas infinitas - autosave a cada dois passos - tutoriais
exagerados - pistas sobre o que fazer - poderes que afetam o fluxo do tempo - inimigos
patetas - bosses fracos - jogos curtos - conteúdos para download... Com o
tempo, vem o aprimoramento de tecnologia, ao mesmo passo que o desafio se
esvai. Aparentemente estamos entrando numa era onde os games são para ser
assistidos ao invés de jogados".
Desde criança, sempre imaginei que conforme os videogames se modernizavam, a interação e o desafio iriam aumentar. O que vejo hoje é o contrário. Vejo games belíssimos porém curtos e ainda oferecendo pouca dificuldade. Quem não quebrou a cabeça nos games do NES, SNES e PS1, porém sentiu uma certa falta de adrenalina à partir da sexta geração?
Lógico, não dá para dizer que 100% dos games atualmente são fáceis, mas podemos afirmar que a grande maioria é sim! Eu por exemplo me decepcionei muito quando eu vi a série Tomb Raider - referência no desafio - tolher a dificuldade a partir do quinto jogo da série (o Chronicles) e desde então, foi ficando cada vez mais fácil. A série Resident Evil passou pela mesma situação e quase deixou gênero Survival. Até ao RE: Code Veronica, a dificuldade era boa. Começou a cair com o RE 4 e era quase que inexistente no RE 5 e no RE 6 (este último jogo eu considero uma grande decepção, pois parece um jogo de ação comum ao invés de um survival).
Desde criança, sempre imaginei que conforme os videogames se modernizavam, a interação e o desafio iriam aumentar. O que vejo hoje é o contrário. Vejo games belíssimos porém curtos e ainda oferecendo pouca dificuldade. Quem não quebrou a cabeça nos games do NES, SNES e PS1, porém sentiu uma certa falta de adrenalina à partir da sexta geração?
Lógico, não dá para dizer que 100% dos games atualmente são fáceis, mas podemos afirmar que a grande maioria é sim! Eu por exemplo me decepcionei muito quando eu vi a série Tomb Raider - referência no desafio - tolher a dificuldade a partir do quinto jogo da série (o Chronicles) e desde então, foi ficando cada vez mais fácil. A série Resident Evil passou pela mesma situação e quase deixou gênero Survival. Até ao RE: Code Veronica, a dificuldade era boa. Começou a cair com o RE 4 e era quase que inexistente no RE 5 e no RE 6 (este último jogo eu considero uma grande decepção, pois parece um jogo de ação comum ao invés de um survival).
Tomb Raider e sua troca injusta: dificuldade por aparência. |
A espantosa linearidade de Final Fantasy XIII é um ultraje aos fãs de RPG's japoneses. Parece que durante todo o jogo, você só "anda pra frente" sem ter de voltar. |
Eu realmente nunca imaginei ver um Tomb Raider curto (como o
Legend e o Underworld), um Final Fantasy linear (Final Fantasy XIII) ou um
Resident Evil sem sustos e fácil (RE 6).
Mas por que está acontecendo isso? Seria uma maneira de atrair mais jogadores? Seria uma estratégia de mercado? Ou seria uma conspiração para estimular a "burrice global"? Sabemos que o mercado de games é grandioso e as produtoras tem lucros monstruosos. O investimento em imagem é muito grande, e é bem notável. Vemos gráficos alucinantes sempre, sendo que o gráfico passou a ser referência de qualidade - o que na verdade é muito bom para os fabricantes de placas de vídeos, já que sempre lucram na custa de jogadores insatisfeitos com as pequenas imperfeições, como um aliasing ou um pixelzinho em evidência. Muitos deixam de jogar determinado game por ele ser considerado "feio demais".
Mas por que está acontecendo isso? Seria uma maneira de atrair mais jogadores? Seria uma estratégia de mercado? Ou seria uma conspiração para estimular a "burrice global"? Sabemos que o mercado de games é grandioso e as produtoras tem lucros monstruosos. O investimento em imagem é muito grande, e é bem notável. Vemos gráficos alucinantes sempre, sendo que o gráfico passou a ser referência de qualidade - o que na verdade é muito bom para os fabricantes de placas de vídeos, já que sempre lucram na custa de jogadores insatisfeitos com as pequenas imperfeições, como um aliasing ou um pixelzinho em evidência. Muitos deixam de jogar determinado game por ele ser considerado "feio demais".
"Ahhh eu não vou jogar esse lixo... Olhe os gráficos dele, que bosta!" |
Outro fenômeno atual são os DLC - ou Downloadable Content (conteúdo para download). Você pode baixar extras para seu game pagando por isso, seja novas fases, novas roupas, novos personagens. Apesar de ser algo até interessante, pelas constantes novidades, os DLC's ajudam as empresas à lucrarem ainda mais com os jogos, colocando coisas "tentadoras" para download.
Em alguns casos, o DLC acaba sendo algo apelativo que ajuda
a diminuir ainda mais a dificuldade do jogo, ou até mesmo a diversão. Tomemos
como exemplo dois jogos de luta PS2: Marvel vs Capcom 2 e Tekken Tag
Tournament. O MvC 2 possui ao todo 56 lutadores, porém de início, é possível
apenas selecionar 20. O resto você deve abrir conforme joga - ganhando
pontuação necessária para comprá-los no Secret Factor (algo que garante muitas
horas de jogo e empenho, pois cada vez que você compra um personagem, o próximo
se torna mais caro).
No caso do Tekken Tag Tournament - você abre mais personagens conforme termina o Modo Arcade. Porém, um deles em específico - o Dr. Boskonovitch - você só abre se conseguir o primeiro lugar no ranking do Tekken Bowl (o jogo de boliche). E só quem jogou o Tekken Bowl sabe como é difícil pegar o primeiro lugar no ranking...
Agora, nos games atuais, em muitos casos, a única maneira de se adquirir extras é através de download pago.
No caso do Tekken Tag Tournament - você abre mais personagens conforme termina o Modo Arcade. Porém, um deles em específico - o Dr. Boskonovitch - você só abre se conseguir o primeiro lugar no ranking do Tekken Bowl (o jogo de boliche). E só quem jogou o Tekken Bowl sabe como é difícil pegar o primeiro lugar no ranking...
Agora, nos games atuais, em muitos casos, a única maneira de se adquirir extras é através de download pago.
Só quem jogou o Tekken Bowl sabe como é difícil pegar o primeiro lugar no Ranking para poder abrir o Doctor B. |
Essa é a tela de seleção do MvC 2 com seus 56 personagens. De início, apenas 20 estarão disponíveis. Cabe a você jogar pra car#$%& para abrí-los! Isso rende muitas e muitas horas de jogo. |
Nem todos os games perderam o desafio. Os games da série Ninja Gaiden continuam
com uma certa dificuldade (não tanto como no atual Ninja Gaiden 3). O Devil May
Cry 3 americano do PS2 apresenta uma boa dificuldade (se bem que na versão
americana, a dificuldade normal é a hard da japonesa). A série Dark Souls
(incluindo o Demon Souls) tambémé difícil. Em muitos casos, a dificuldade acaba
vindo como ponto negativo...
O desafiador Ninja Gaiden 2 de ontem... |
...E o desafiador Ninja Gaiden 2 de hoje! |
Bom, eu as vezes duvido se voltaremos a ver jogos que nos
façam encalhar por dias e meses... Só nos resta esperar...
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