sábado, 15 de março de 2014

Final Fantasy X e suas alusões à realidade.







*Antes de iniciar esse post, eu gostaria de dizer que tudo o que foi escrito aqui é uma interpretação minha sobre o enredo do Final Fantasy X e suas coincidências. Eu não fiz cópia de nenhum lugar. É uma produção minha, sendo que usei a minha formação acadêmica em História para criar tal artigo.





Praticamente, o enredo de toda série Final Fantasy aborda de maneira indireta temas reais e inclusive coisas relacionadas à chamada "teoria da conspiração". Em praticamente todo jogo da série, um tema controverso é abordado (Por exemplo, a exploração do Lifestream pela companhia Shin-Ra no FF VII é uma alusão à exploração do petróleo e o grande enriquecimento das empresas petrolíferas, que passam a controlar a economia mundial pois o petróleo é vital para a produção industrial).

Como eu sou muito fã de Final Fantasy, eu sempre prestei muita atenção no complexo enredo de todos os jogos da série, recorrendo à informações extras para poder entender melhor. Em praticamente todos eu notei coisas bem interessantes que dariam uma conversa de horas e horas, porém o caso mais interessante e complexo que eu vi foi a estória do Final Fantasy X.

O enredo do Final Fantasy X é, de maneira muito aberta, uma alusão ao poder da Igreja Católica sobre as pessoas, chegando a ser inclusive uma crítica à própria Igreja. Muitas coisas foram cuidadosamente colocadas no jogo para dar uma idéia do que estão dizendo. Então, vamos começar!

Parte I - O enredo.

A estória de FF X fala sobre uma guerra entre as cidades de Bevelle e Zanarkand - as duas cidades mais poderosas do mundo de Spira. As duas cidades eram muito desenvolvidas tecnologicamente, fazendo grande uso das "machinas" (ou máquinas). Durante a guerra, Zanarkand preferiu usar a mágica e as técnicas de invocação contra Bevelle, que só utilizou da tecnologia e armamentos. O governante de Zanarkand, Yu Yevon, ordenou que todos os invocadores (summoners) fossem à luta, custando a vida de muitos.
Cidade de Zanarkand em seu período de glória
Cidade de Bevelle


Mesmo com os invocadores, Zanarkand acabou perdendo a guerra para Bevelle. Ciente da derrota de sua cidade, Yu Yevon acreditava que a culpa das guerras em Spira era a tecnologia e o desenvolvimento de armas, e em um momento de desespero, ele usou uma grande quantidade de poder, concentrando várias "pyreflies" (que representam a energia vital, aquelas orbes coloridas) para invocar (ou até mesmo criar) uma criatura o qual chamou de Sin (pecado). Yu Yevon, controlando Sin, deu apenas uma ordem à criatura: Destruir todas as cidades que desenvolviam tecnologias avançadas.

Depois da criação de Sin, Yu Yevon convocou alguns cidadãos de Zanarkand e os transformou em "fayth" (as chamadas fayth são estátuas de pedra que contém o espírito de determinada pessoa que fica num estado dormente, sonhando, sendo que seus sonhos e memórias podem ser materializados com a ajuda das pyreflies. A materialização dos sonhos de uma fayth é chamada de "Aeon". As fayth criam um vínculo com o invocador e lhe dá o poder de invocar a manifestação de seus sonhos e memórias). A idéia de Yu Yevon ao tornar as pessoas em fayth era a de preservar a memória de Zanarkand em seu período de glória, então essas fayth iriam manifestar uma Zanarkand totalmente criada de suas memórias e sonhos - a chamada "Dream Zanarkand" (Zanarkand dos sonhos). As fayth que estariam constantemente invocando a Zanarkand dos sonhos foram colocadas no topo do Monte Gagazet.

Fayth's localizadas no Mt. Gagazet, que invocam a Zanarkand dos Sonhos


Após a memória de Zanarkand ser conservada, Yu Yevon ordenou que Sin destruísse Zanarkand e que de lá partisse para destruir Bevelle. Os governantes de Bevelle, com medo, fizeram um pacto com Yu Yevon: A cidade de Bevelle abandonaria toda a tecnologia e seria a difusora maior dos ideais de Yu Yevon contra o desenvolvimento tecnológico, isso tudo com a condição da cidade de Bevelle nunca ser atacada por Sin.
Após isso, foi criado o culto de Yevon, sediado em Bevelle, que se tornou a religião com a maioria de seguidores no mundo. Enquanto isso, Yu Yevon morre e  simplesmente perde o controle de Sin (o espírito de Yevon fica preso com o Sin), que só acatou as ordens principais: atacar todos os lugares menos Bevelle. Então muitos lugares no mundo começaram a ser destruídos por Sin, menos a cidade de Bevelle, que se tornou a maior cidade do mundo, pois era a única que conseguia crescer ao longo dos anos. A idéia difundida pela religião era de que se as pessoas parassem de usar machinas e fossem absolvidas de seus pecados, então Sin deixaria de existir. 
A criatura conhecida como Sin, que leva destruição à todos locais que usam Machinas.


O único jeito de parar temporariamente Sin era se um invocador o enfrentasse. O invocador deveria seguir em sua peregrinação com seus guardiães (acompanhantes) pelo mundo, adquirindo seus aeons e por fim, chegando às ruínas de Zanarkand, onde iria adquirir seu "aeon final". O "aeon final" teria que ser um dos seus guardiães com o qual o invocador teria grande afeto. O guardião escolhido seria transformado em fayth para a criação do aeon final - o mais poderoso - que teria força o suficiente para enfrentar Sin. Após a invocação do Aeon final, o invocador morre, pois usa toda a sua energia vital para invocá-lo. Se o aeon conseguir derrotar Sin, o mundo teria 10 anos de paz (chamado de período de "calma"). 10 anos é o período que o espírito de Yu Yevon leva para regenerar Sin.

Alusões:


  • A cidade de Bevelle é baseada em Roma e no Vaticano. Bevelle venceu Zanarkand e Yu Yevon, e posteriormente adotou o culto de Yevon. Essa é uma refefência à conquista romana da Palestina, e posteriormente da adoção e oficialização do cristianismo em Roma.

  • Bevelle, baseada em Roma, possui seu templo maior (chamada no jogo de Palace of St. Bevelle). Essa é uma referência à Igreja de São Pedro no Vaticano.
  • Algumas localidades de Bevelle recebem nomes em latim, com a denominação de Via, como a suas partes subterrâneas - Via Purifico (FF X) e Via Infinito (FF X-2). Além do mais, Bevelle é considerada a cidade mais importante de Spira, por ser a maior e sede do culto de Yevon, da mesma maneira que Roma fora na antiguidade e início da Idade Média.
  • O vorme ou dragão guardião de Bevelle - Evrae - talvez seja baseado na imagem do dragão adotada como símbolo do exército romano por volta do século I d.C.
  • A religião de Yevon tem uma hierarquia composta pelo Grand Maester Mika (que seria como o Papa, perceptível pela sua idade e até pela vestimenta) e pelos maester, que seriam uma alusão aos bispos ou cardeais, pois cada um representa uma nação: Kinoc (humanos) Jyscal Guado/Seymour (guado) e Kelk (ronso). O grand maester e alguns maester sabem o que Sin é, mas não divulgam para os fiéis da religião. Isso é uma alusão à Idade Média européia - período na qual os religiosos detinham o conhecimento, enquanto a maioria da população era ignorante e analfabeta. Portanto, a melhor maneira de se obter conhecimento era se tornar parte do clero.

Grand Maester Yo Mika e Maester Seymour



  • Sin é a representação do medo e da cólera do deus cristão. O maior medo do povo de Spira é Sin, que se traduz como pecado. Sin pode ser uma referência às epidemias de doenças no final da Idade Média, no qual eram vistas pela Igreja Católica como punição divina, já que além da destruição, Sin também pode liberar uma toxina que pode ser letal às pessoas, ou senão, ela causa confusão e amnésia.
  • Os soldados que são ordenados por Bevelle e seus maesters para enfrentar Sin são chamados de Crusaders (cruzados). Em clara referência à aos cavaleiros de diversas ordens que participaram das Cruzadas na Idade Média.


Parte II - Os Al Bhed

Os Al Bhed são uma raça de humanos louros, que possuem olhos com pupilas em formato de espiral. As maiores característicsa dos Al Bhed são seu idioma, totalmente diferente do resto do povo de Spira, e sua falta de fé em Yevon. Os Al Bhed são odiados pela maioria dos religiosos de Spira, pois não acreditam em Yevon e fazem uso das machinas, constantemente escavando locais em busca de tecnologias perdidas e aperfeiçoando as já existentes. 

Rikku é uma Al Bhed.


Alusões:


  • Os Al Bhed são uma referência descarada aos árabes/mouros durante a Idade Média (até porque o termo "Al Bhed" soa como árabe). A começar pela sua linguagem e escrita diferentes - uma alusão à língua árabe e ao alfabeto árabe - totalmente diferentes das línguas européias com influências do latim e do grego.

  • Outra coisa que se refere aos Al Bhed é a sua moradia. Os Al Bhed vivem na região desértica de Bikanel, em uma área também chamada de "Sanubia Sands". Isso é uma referência aos árabes, que vivem em "regiões desérticas", como Oriente Médio e o Norte da África. O termo "Sanubia" pode ser uma mistura dos nomes Sahara e Núbia - dois desertos do norte africano.

  • Definitivamente a coisa mais interessante em relação aos Al Bhed seria a sua tecnologia. É uma referência à Idade Média. Enquanto na Europa, a Idade Média ficou conhecida como "Idade das Trevas", pela pouca produção científica e literária, devido à pouca difusão de conhecimento, no mundo árabe, a Idade Média foi o período de maior produção científica e literária, como também da criação do novo alfabeto árabe e expansão da língua árabe para o norte da África.

  • No enredo do jogo, os Al Bhed são altamente desenvolvidos em tecnologia, enquanto os seguidores de Yevon se recusam à usá-la, por medo de Sin.

Ruínas no deserto de Bikanel (ou Sanubia Sands).



Parte III - Personagens do Jogo.

Tidus e Yuna: Tidus nasceu na Zanarkand dos sonhos, portanto, ele é uma criação das memórias das fayth que invocam essa Zanarkand. As próprias fayth já estão "cansadas de sonhar" e pedem para que Tidus ajudem-nas a acordar e a libertá-las. Tidus é trazido ao mundo de Spira por Sin, e posteriormente acaba se tornando um dos guardiães de Yuna.


Yuna é a jovem invocadora que iniciará sua peregrinação com o objetivo de destruir Sin. Seu pai, Braska, fora o invocador que conseguiu destruir Sin 10 anos antes. Os guardiães de Braska eram Auron e Jecht - o pai de Tidus, que da mesma maneira que o filho, fora trazido por Sin da Zanarkand dos sonhos para o "mundo real" de Spira.

Yuna é a invocadora que está focada em destruir Sin. Porém, durante sua peregrinação ela descobre toda a verdade por trás do culto de Yevon.

Tidus é proveniente da Zanarkand dos sonhos, portanto, ele e seu pai Jecht são manifestações das memórias das fayth. Tidus acaba em Spira (mundo real) por desejo de seu pai (agora Sin) e das fayth que desejam parar de "sonhar".

Braska conseguira destruir Sin com a ajuda de Jecht, que fora transformado na fayth para o aeon final. Após a destruição de Sin, o espírito de Yu Yevon absorve toda a energia das invocações finais para a construção de um novo Sin. Neste caso, a energia de Jecht é absolvida para gerar o novo Sin, fazendo que com ele seja a própria criatura, possuída pelo espírito de Yu Yevon (mesmo perdendo o controle, o espírito enlouquecido de Yu Yevon sempre refaz Sin e mantém o ritmo de destruição).

Durante a Peregrinação, Yuna é auxiliada por seus amigos Wakka, Lulu e Kimahri, além de Tidus, com quem acaba fazendo amizade e se apaixonando, e Auron (que na verdade é um espírito, pois ele morreu ao tentar atacar o espírito de Yunalesca - a filha de Yu Yevon que é a responsável pela criação das fayth dos aeons finais nas ruínas de Zanarkand).

Durante sua peregrinação, Yuna deve rezar nos templos das cidades para ter ajuda dos Aeons, como também descobre toda a conspiração por trás da religião de Yevon e a verdade sobre Sin.

Alusões:


  • Yuna que tem o objetivo de salvar o mundo de Sin, é vista como uma espécie de salvadora (Messias), e é auxiliada por Tidus, que foi mandado pelas fayth. Tidus atua como uma espécie de anjo à serviço dos santos.
  • As fayth são alusões aos santos. Cada fayth contém o espírito de uma pessoa que prontamente se sacrificou em nome de um bem maior (um mártir). As fayth são estátuas - o que já é uma referência à imagens de santos.
Fayth de Ifrit, representando a sua forma humana e o aeon.


  • Lulu é uma maga negra - que utiliza magias negras (de ataque). Sua arma são os bonecos, uma clara alusão ao vudu. Lulu é originária da ilha de Besaid (que tem características tropicais), que acaba sendo uma referência ao Caribe, local onde muitos praticam o vudu (à exemplo do Haiti). 

A black mage Lulu, segurando um boneco de moogle. Alusão ao vudu haitiano.


Parte IV - Localidades e algumas referências.


  • O monte Gagazet, território dos ronso e terra de Kimahri é o local onde estão localizadas as fayth que invocam a Zanarkand dos sonhos. O monte Gagazet pode ser uma referência ao Monte Ararat, na Turquia. O monte Ararat é o primeiro local de Terra que Noé avistou de sua arca após o dilúvio bíblico, e é o local onde a arca ficou "guardada" após o dilúvio. No jogo, o monte Gagazet guarda as fayth, que a exemplo da arca, fora usada para salvar algo do passado (a arca de Noé para salvar as espécies animais; enquanto as fayth servem para salvar as memórias de Zanarkand). A propósito, as palavras Gagazet e Ararat soam parecidas (levando em consideração as sílabas temos Ga-ga-zet e A-ra-rat).
  • Zanarkand, só por curiosidade, fora baseada na cidade de Samarqand, no Uzbequistão.
  • Enquanto Besaid tem uma paisagem similar à das ilhas do Caribe, Kilika tem uma paisagem similar às ilhas da Oceania - como o Hawaii ou as ilhas da Polinésia. Sobre Kilika, isso fica bem claro no FF X-2, pois a cidade fora reconstruída (já que no X ela fora arrasada por Sin).

  • O aeon Anima é uma das manifestações do sofrimento da mãe de Seymour Guado, que é sua fayth. A mãe de Seymour como fayth é uma clara referência à Nossa Senhora das Dores, ou em inglês Our Lady of Sorrows (Nossa Senhora das tristezas). A invocação Anima, como a própria mãe de Seymour, possuem uma espécie de talismã com uma imagem parecida com a mãe de Jesus, com as estrelas em torno de sua cabeça.
A medalha utilizada pelo aeon Anima é uma alusão clara aos cristianismo. 
A mãe de Seymour Guado foi transformada no fayth de Anima, que representa suas dores e seu sofrimento pelas ações maléficas de seu filho. O aeon Anima aparenta estar em constante estado de dor, refletindo o sentimento. Por isso, pode ser uma alusão clara à Nossa Senhora das Dores.


  • Os três aeons femininos - Cindy, Sandy e Mindy - chamadas de "Magus Sisters" são uma alusão às Três Marias (Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Maria de Cleófas) - as mulheres que testemunharam a ressurreição de Jesus Cristo. Em uma lenda medieval, é dito que as Três Marias chegaram à França, na região da Provença. Coincidentemente, a cidade de Saint-Remy-de-Provence fica na região da Provença. No jogo, o local em que você encontra a fayth das Magus Sisters se chama "Remiem Temple".
  • Segundo à lenda, uma das Marias possuía uma serva chamada Sara, que no caso seria Santa Sara Kali (de pele escura, provavelmente originária do norte da África ou do sul da Ásia). Segundo o mito medieval, Santa Sara acompanhou as Três Marias em sua peregrinação. Seu santuário fica na cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer (Santas Marias do Mar), onde várias pessoas, principalmente ciganos, peregrinam. Provavelmente, a invocadora Belgemine fora baseada em Santa Sara. Belgemine morreu durante sua peregrinação e voltou como unsent (espírito) para ajudar os invocadores em sua jornada.
    Santa Sara é considerada a protetora dos desamparados e daqueles que precisam de ajuda. No jogo, Belgemine ajuda Yuna a se tornar mais forte duelando-a para uma batalha de aeons constantemente. Quando o grupo de Yuna entra no templo de Remiem, todos descobrem que ela é uma unsent, e ela oferece uma última ajuda (os aeons Magus Sisters) antes que Yuna envie-a para o plano espiritual (Farplane).
  • As Três Marias também são identificadas como entre os "Portadores de Mirra" do Novo Testamento - as pessoas que levaram mirra (uma planta aromática e usada em rituais) para o túmulo de Cristo, o qual estava vazio após a ressurreição. Coincidentemente, para obter as Magus Sisters, é necessário dois itens: Blossom Crown (coroa ou tiara de flores) e Flower Scepter (cetro de flores).
  • Mais interessante ainda, as Três Marias são associadas aos Três Reis Magos, que acompanharam o nascimento de Cristo. O nome "Magus Sisters" é uma referência clara a isso.
  • O Templo de Remiem tem o formato bem parecido com o órgão da Igreja de St. Remy.
Sandy, Cindy e Mindy - as Magus Sisters. Ou Três Marias.

Templo de Remiem

Órgão da Igreja de Saint-Remy-en-Provence.

Bom galera, espero que tenham gostado das curiosidades.
Em breve talvez postarei mais!
Grande abraço!

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