quinta-feira, 10 de abril de 2014

O que é ser nerd hoje em dia?








Houve uma época em que ser nerd era o sinônimo de ser mané, otário e "cabaço". Hoje em dia, ser nerd é sinônimo de ser "descolado". Mas calma! Isso não significa que a educação e a busca pelo conhecimento melhoraram, muito pelo contrário. Estamos vivendo a era dos nerds burros. Ser nerd atualmente não significa conversar sobre ciência e enfiar a cara nos livros. Ser nerd se resume a balbuciar sobre videogames e ostentar aparelhos caros...



Lembranças...

Quando era criança (década de 1990), eu era um tanto tímido, porém não era anti-social. Tinha meus amigos e sempre gostei de conversar, apesar de me retrair em determinadas situações. Sempre fui muito encanado e admito possuir uma certa "mania de perseguição" - algo que já prejudicou muito a minha qualidade de vida no passado. Me sentia constantemente ameaçado, com medo de ser exposto e humilhado e isso me impedia de me divertir.

Na escola, eu era um bom aluno. Me destacava muito em história, geografia e línguas (por isso hoje eu sou historiador, minha paixão pelas ciências humanas começou cedo). Era muito estimulado pela minha família e amigos para estudar. Meu presente de aniversário de 10 anos, por exemplo, foi um Atlas Geográfico que eu fiz o favor de memorizar por completo. Sempre era presenteado com livros, lápis de cor (uma das minhas paixões é desenhar) e obviamente games.

Como sempre abominei qualquer tipo de esporte, minha diversão era apenas composta de games, leituras e desenhos. Era meu mundo e eu só sabia conversar disso. Amava conversar sobre ciências humanas, games e até mesmo ufologia (algo que aprendi a gostar com o meu avô, que adorava). Mesmo preso nesse mundinho, eu me considerava bem feliz.

Mesmo sendo tímido e afastado, eu tinha vários amigos. O mais engraçado é que na minha turma, eu era um dos mais introvertidos e o colega mais popular e adorado era meu grande amigo, sendo que nunca fui vítima de uma piada por parte dele. Mas obviamente, nem sempre partilhava dos mesmos gostos que os outros. Sempre escutava coisas do tipo: Ah, o Yuri só pensa em jogo; o Yuri é um neurótico retardado que não tem vida; ao invés de falar de "xotas", ele fala de Final Fantasy, aquele cabação do caramba. A minha fama estava crescendo, e eu realmente sofria com isso. Realmente, não era algo legal... Eu era sempre o bizarrão da galera... Era o nerd, como muitos falavam. Me encaixava direitinho nesse conceito de nerd dos anos 1990 e 2000.

Mas e ai?

Com o passar dos anos, muitas coisas que não eram tão populares na minha infância começaram a se popularizar, principalmente os animes e os games (lógico, videogame era algo extremamente popular na época, mas não tinha nem de perto esta abrangência que tem hoje). Junto com o games, os RPG's de mesa também começaram a se popularizar, assim como os card games tipo Magic the Gathering.

Em decorrência disso, vejo as pessoas "assimilarem" tudo isso de uma maneira bem estranha. Acham que gostar de games, animes e coisa do tipo é um diferencial que os tornam mais cultos - o que é totalmente errado! O que assimilam é uma cultura de massa, um senso comum desgraçado e uma ideologia de mercado. E o pior de tudo, tomaram os termos "geek" e "nerd" como definição para essa situação.
Nerd ou geek hoje: usa óculos, roupas diferentes, possui 7 consoles e 5 computadores; porém, estudar que é bom, nada!

Eu passei por situações inusitadas. Eu era humilhado por um desgraçado na escola que me chamava de "virgem" e que dizia para todos que eu era um otário por gostar de games ao invés de procurar coisas melhores, como uma vagina suculenta por exemplo. Fui humilhado por esse mesmo indivíduo quando ele descobriu que eu gostava de Pokémon (a "coisa de bicha" da época). Mas passam-se os anos e as surpresas aparecem. Um belo dia, vejo no meu facebook a atualização desse indivíduo: "GEARS OF WAR 3 EM MÃOS! ESSE FDS PROMETE! GAMES4LIFE". Foi realmente difícil de acreditar...

Exibir a coleção de consoles virou algo bem comum na internet, como se o ato de comprar fosse algo que trouxesse prestígio e carisma.


Muitos realmente forçam a barra nessa situação. Ainda mais com coisas difundidas pela mídia e que as pessoas adoram imitar. Um exemplo bem claro disso é o seriado The Big Bang Theory, que após a sua transmissão e seu sucesso, o número de "nerds e geeks" aumentou consideravelmente, assim como aumentou o número de fãs de Star Wars, de Star Trek, de hq's, de rpg's... O mais engraçado que só o gosto pela tecnologia e pela cultura de massas aumentou e a busca por conhecimento só diminuiu. Pois bem meus amigos, vivemos a era dos nerds ignorantes, da superficialidade extrema e do total desprezo pelo verdadeiro conhecimento.


RPG's são jogos, portanto, uma maneira de diversão - e não algo que te torna iluminado e um ser transcendente.


The Big Bang Theory: O seriado que do nada despertou o "nerd interior" das pessoas. Depois desse seriado, muitos "decobriram" que gostavam de hq's, rpg's e filmes de ficção científica...

Vestir uma camiseta com o logo do Playstation não te fará uma pessoa mais culta. Só mostrará que você é um completo retardado e um submisso ao mercado e ao ideal de consumismo difundido pelas indústrias - que lucram com sua ignorância exacerbada. Os ditos "nerds" se assemelham mais à "hipsters munidos de tecnologia" - assim como certos vlogueiros e celebridades sem talento da internet.

Dizem que a melhor maneira de se chamar a atenção é escrevendo algo na testa. Pois bem...


Uma vez, conversando com meu amigo, lembrávamos de nossa infância. Quando éramos crianças, gostávamos de games, de animes, de desenhar, de RPG e coisas do tipo. Comportávamos como pentelhos que vivem naquele mundo de fantasia. A partir de então, começamos a notar algumas coisas. Uma delas é em relação ao nosso comportamento infantil do passado, enquanto hoje muitas pessoas com seus 20 e poucos anos (ou mesmo mais) se comportam da mesma maneira. Fazem o possível para parecerem infantilizadas ou estranhas, pois isso é mostrar que é diferente dos demais. Eu já vi casos de pessoas absolutamente saudáveis e sanas tentarem parecer depressivas, estranhas e até mesmo tentarem simular uma Síndrome de Asperger (juro que não estou exagerando). Isso tudo para criar um certa complexidade ou personalidade controversa, pois segundo o pensamento dos dementes, essa é a característica principal de um nerd verdadeiro.

"Olhe mãe, tenho 30 anos e sou uma elfa!"

Hoje em dia, infelizmente, o que eu vejo é isso. O desprezo pelo conhecimento está maior do que nunca, as pessoas reproduzem o que é difundido pela mídia e ainda por cima se sentem de alguma maneira, abençoadas... Triste, muito triste!




4 comentários:

  1. "Pois bem meus amigos, vivemos a era dos nerds ignorantes, da superficialidade extrema e do total desprezo pelo verdadeiro conhecimento." Falou tudo, dificil é achar um nerd verdadeiro nesse meio e o pior é que cada vez mais blogs/sites/series grandes enfatizam tudo isso e os "nerds" só crescem.

    ResponderExcluir
  2. Outro belíssissimo post, Yuri!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, sem sombra de dúvidas o melhor que já li à respeito da deturpação que fizeram com o termo Nerd, afinal qualquer um se autointitula assim atualmente. Gostei ainda de conhecer mais sobre sua história e experiências, também sou um amante das ciências humanas.

    ResponderExcluir