quarta-feira, 2 de abril de 2014

Final Fantasy XIII - Enredo e alusões à realidade


 

 

 

 

Como é comum em todos os jogos da série Final Fantasy, os enredos possuem referências à realidade, de uma maneira bem metafórica. Assim como fiz minha interpretação da estória do Final Fantasy X, farei agora sobre o Final Fantasy XIII.




O Final Fantasy XIII pode ser considerado a "ovelha negra" da série por desagradar seus fãs em muitos aspectos, principalmente na sua linearidade brutal e falta de dificuldade. Apesar de tudo, o jogo apresenta jogabilidade, músicas e um enredo excelente - sendo que é sobre o enredo que gostaria de falar.

Bom, então começarei!

Parte I - Entendendo o mundo (ou os mundos) do FF XIII!

Nascimento dos mundos

A estória de Final Fantasy XIII envolve dois mundos: um mundo enorme chamado de Gran Pulse, e um mundo menor, com aspecto de um planetóide oco chamado de Cocoon - que simplesmente flutua na atmosfera do mundo maior. Gran Pulse foi criado pelo deus Pulse (dãa) enquanto Cocoon fora criado pelo deus Lindzei. Uma terceira deusa, chamada de Etro, é a responsável pela criação dos humanos.


O mundo superior de Cocoon.


A natureza exuberante de Pulse, com Cocoon flutuando em sua atmosfera.


Imagem que mostra a cidade voadora de Eden - a capital de Cocoon. Ao fundo, a mancha escura representa um continente, pois Cocoon é um "mundo interno". Então, olhando para o céu, você verá os demais continentes.


Os três deuses iniciais também foram responsáveis por criar uma sub-raça de "deuses-máquinas", os chamados Fal'cie. A função dos Fal'cie é a de regular a funcionalidade dos dois mundos, desde proteger as criaturas vivas até a geração de alimentos.

De início, quando o mundo de Gran Pulse foi criado, os fal'cie desse mundo mantinham a natureza como ela deveria ser, sendo indiferentes à humanidade - que começou a se sentir ameaçada. Por causa disso, Lindzei criou o mundo de Cocoon para ser um refúgio para os humanos, e colocou vários fal'cie dentro dele  para que lhes garantissem uma vida digna e fácil. Nem todos os humanos de Gran Pulse foram transportados para Cocoon, sendo que muitos decidiram se manter no "mundo de baixo".

O fal'Cie Carbuncle está localizado na cidade de Palumpolum, em Cocoon. Carbuncle é o responsável pela geração de alimentos, facilitando e muito a vida dos humanos, assim como os demais fal'Cie do pequeno planeta.

O gigantesco fal'Cie Titan pertence à Gran Pulse. Sua função, segundo o que Fang diz, é o de "biogenitor". Ele faz com que as criaturas mais fortes prevaleçam e as mais fracas sejam eliminadas, ao mesmo tempo que ele cria novas. Assim como os demais fal'Cies de Pulse, Titan está preocupado em manter a natureza, e não "servir aos humanos".


Após esses eventos, os três deuses se retiraram para uma outra dimensão, deixando apenas os fal'cie tomando conta dos dois mundos. Os fal'cie, principalmente aqueles que cuidavam de Cocoon, se sentiram abandonados pelos seus pais e sempre desejaram que eles voltassem. Para isso, tiveram uma idéia - precisavam fazer um ritual para abrir o chamado "portal de Etro" - que leva para a outra dimensão. Para isso, seria necessário o sacrifício de muitas vidas humanas, pois é para a outra dimensão que as almas vão após a morte. Com um grande fluxo de almas, o portal ficaria muito aberto, permitindo a passagem dos fal'cie para o outro lado.
A melhor maneira para que isso acontecesse seria destruindo Cocoon e sua população de milhões de humanos.

Os fal'cie foram criados para trabalhar em uma função específica, e não podem agir contra isso, sendo impossível para eles levarem adiante seus planos sozinhos! Então, a melhor maneira disso acontecer é cooptando humanos para o serviço sujo, transformando-os em seus "soldados mágicos" chamados de "L'cie".

Uma guerra entre mundos.

Os L'cie são pessoas que foram, de uma maneira ou outra, escolhidas (muitas vezes contra sua vontade) para servir os Fal'cie. Quando as pessoas são transformadas em L'cie, além de receberem poderes mágicos, elas são literalmente marcadas (elas recebem uma marca) e recebem um "foco" - uma missão à cumprir. A partir de então, o L'cie está fadado: ou ele completa o foco e se "cristaliza", ou falha em seu foco e vira um "morto vivo (um cie'th) que é condenado à vagar pela eternidade, lamentando suas falhas. De qualquer forma, ser um L'cie nunca era algo bom, pois significava o fim de uma maneira ou outra.

Os fal'cie de Cocoon, querendo proceder com seu plano de extermínio, começaram a provocar e a ameaçar os fal'cie e a população de Gran Pulse. Assim, em Cocoon, era incitado ódio contra Gran Pulse, falando que a população do mundo inferior era perigosa e desejava a destruição de seu mundo; por causa disso, os fal'cie de Pulse se sentiram ameaçados por Cocoon e decidiram se preparar por uma possível batalha, marcando seus L'cies e atribuindo lhes como foco a destruição de Cocoon - simplesmente tudo o que os fal'cie do mundo superior queriam!

A provocação continuou até que estourou a chamada "Guerra da Trangressão", entre Pulse e Cocoon. Durante a guerra, praticamente toda a população humana de Pulse foi exterminada ou transformada em cie'th (pois viraram L'cie e não conseguiram cumprir seu foco). Duas L'cie de Pulse - Vanille e Fang - receberam o foco de destruir Cocoon. Para isso, elas deveriam se transformar em uma criatura chamada Ragnarok. 

Oerba Dia Vanille e Oerba Yun Fang.


Como Vanille ficou com medo, Fang decidiu se transformar na criatura sozinha, mas a transformação ficou incompleta, pois era necessário dois L'cie para que Ragnarok ficasse poderosa o suficiente para acabar com Cocoon. Mesmo incompleta, Ragnarok conseguiu causar um grande dano no casco de Cocoon, antes da total derrota de Pulse.
 
Ragnarok - a criatura que tem como objetivo destruir Cocoon!


Com a intenção de finalizar a guerra, Etro interveio, cristalizando Vanille e Fang para preservá-las e impedir a destruição de Cocoon, pois vidas inocentes seriam destruídas por causa dos Fal'cie.

Para compensar os danos, os fal'cie de Cocoon começaram a coletar recursos e materiais de Pulse para reparar o dano causado por Ragnarok. Durante esse processo, o local onde o fal'cie Anima estava localizado (Anima era o fal'cie protetor de Oerba, a vila onde vivia Vanille e Fang) fora levitado até Cocoon. Junto deste local, estavam Vanille e Fang cristalizadas, que acabaram sendo levadas juntas.

A área conhecida como Vile Peaks em Cocoon é um imenso depósito de material e recursos retirados de Pulse pelos fal'Cie.

Originalmente localizado em Oerba - este templo (ou trono) de Anima fora transportado até Cocoon pelos fal'Cie, que o colocaram como monumento na cidade de Bodhum, onde passou a ser chamado de "Bodhum Vestige". Anima era o fal'Cie protetor da vila de Oerba - terra de Vanille e Fang.

O local onde estavam Anima e as meninas fora colocado na cidade de Bodhum, como uma espécie de monumento pela vitória de Cocoon sobre Pulse. Após 700 anos, as meninas saem de sua "hibernação de cristal", para descobrir que estão no mundo superior... Um mundo onde o ódio e o repúdio por Pulse sempre foi ensinado...

Alusões:

A mais descarada referência a realidade de todas são os dois mundos: Cocoon e Pulse. Cocoon representa o "Primeiro Mundo" (principalmente os Estados Unidos) - por ser desenvolvido tecnologicamente e por facilitar muito a vida dos humanos. Pulse já é visto como o "Terceiro Mundo": pois é um mundo mais "selvagem" onde a natureza predomina e é indiferente à vida humana. Podemos até dizer que Cocoon e Pulse são alusões aos hemisférios Norte e Sul do Planeta Terra. Dentro deste conceito, temos:

-Dentro de Cocoon, sempre foi difundido informações negativas sobre Pulse, e a população sempre teve medo e a repudiou. Isso representa a xenofobia que parte de países do Primeiro Mundo, principalmente dos Estados Unidos.

- A provocação de Cocoon para com Pulse, e conseqüentemente a resposta de Pulse em tentar destruir Cocoon é uma referência aos conflitos que os EUA e outros países ricos se envolvem, resultando em atentados terroristas em seus próprios territórios (exemplo: 11 de Setembro).

- Em Cocoon, existe Nautilus, a chamada "cidade dos sonhos". Nautilus é um gigantesco parque temático, em uma alusão muito descarada à Disneyworld.
Nautilus - a cidade dos sonhos. Referência brutal à Disneyworld.
Também em Nautilus, ocorre a chamada "parada Pompa Sancta", que sempre encena a Guerra da Transgressão de acordo com os ideais de Cocoon.


- Só por curiosidade, em Nautilus existe um "castelo mal-assombrado" chamado de Fiendlord's Keep - Uma referência ao castelo de Magus em Chrono Trigger.

- Em Gran Pulse, várias ruínas de cidades desenvolvidas de seu passado são vistas, como Paddra e Haerii, que são referidas como "Archaeopolis" (ou "arqueocidades"). Isso representa as civilizações antigas que povoaram o mundo hoje considerado subdesenvolvido, como sumérios, egípcios, maias, etc...

-Outra referência levando em consideração a história é sobre o fim da Guerra da Transgressão. Onde os fal'cie de Cocoon simplesmente retiraram recursos de Pulse para compensar dos danos, como também levaram o local onde o fal'cie Anima estava, deixando-o exposto em Bodhum. Isso tudo se refere à exploração de recursos dos países pobres pelos países ricos, inclusive de suas riquezas arqueológicas. Reino Unido e França, por exemplo, retiraram muitos monumentos do Egito para que fossem expostos em suas cidades.

O Obelisco de Paris fora retirado de Luxor, no Egito. Um caso típico de exploração dos bens arqueológicos de países subdesenvolvidos.

-Um detalhezinho muito, mas muito interessante, está no sotaque de Vanille e Fang. Na versão ocidental do jogo, elas falam inglês com sotaque australiano ou neozelandês. Esse detalhe do sotaque reforça muito essa teoria sobre "a diferença entre mundos". Vanille e Fang nasceram em Pulse, na vila de Oerba. Oerba lembra muito uma cidade interiorana moderna e até em certo ponto, desenvolvida. Isso pode ser uma alusão à Austrália ou  Nova Zelândia - que são considerados os dois países mais desenvolvidos do Hemisfério Sul. Em outro caso, essa interpretação pode ir além. Vanille é ruiva de pele branca, mais calma e delicada, enquanto Fang é morena e tem um ar de guerreira. As duas podem representar as etnias da Nova Zelândia, como a de origem européia (branca) e a de origem nativa (maori- morena). Além do mais, Fang possui uma tatuagem no braço em forma de um tribal (que lembra uma pintura corporal maori) e sua arma é uma lança (assim como utilizadas pelos guerreiros maori).

A vila de Oerba apresenta características de uma cidade interiorana do mundo moderno. Ela possui moinhos de vento e torres que lembram plataformas de extração de petróleo.

- A idéia de chamar a criatura de Pulse de Ragnarok, obviamente, se refere à mitologia nórdica. O Ragnarök é o "fim dos tempos" nessa mitologia. Mas isso vai muito mais adiante. A utilização do termo Ragnarok significa a destruição do mundo superior de Cocoon - do mundo que é referência ao Hemisfério Norte.

Parte II - Personagens, Fal'cies e L'cies!

O Final Fantasy XIII começa mostrando o "purge", ou o "expurgo" da população da cidade de Bodhum. Tudo começou assim: a irmã da protagonista Lightning - Serah - entra no chamado "Bodhum Vestige" (que é o templo onde está o fal'cie de Pulse, Anima). Ao adentrar no local, o fal'cie que estava dormente acorda e acaba transformando-a em um L'cie. Após a descoberta de uma entidade de Pulse em Bodhum e a transformação de uma pessoa em L'cie, o Sanctum, a entidade que governa Cocoon, pediu que a cidade entrasse em quarentena e que a população de Bodhum fosse "expurgada", pois poderia estar "contaminada por Pulse". Toda a população de Bodhum fora colocada em um trem, em direção ao Hanging Edge (um local que fica do lado de fora de Cocoon), para que todos fossem mandadas para Pulse. Na verdade, o expurgo significa matar pessoas que estiveram próximas à entidades de Pulse.

Lightning embarca no trem com a intenção de salvar sua irmã do seu trágico destino de L'cie. Durante a jornada, o templo de Anima havia sido removido de Bodhum e fora levado para o Hanging Edge. É dentro deste templo que está Serah. Lightning consegue adentrar no local só para ver Serah cumprindo seu foco e se cristalizando. Em um momento de raiva, Lightning e os outros atacam o fal'cie Anima, que antes de "morrer", transformam todos em L'cie de Pulse, dando à eles a missão de destruir Cocoon.
Lightning e Sazh no Hanging Edge, no início do jogo.

Serah cumpriu seu foco como L'cie e foi cristalizada.
Os cie'th (mistura de cie e death) foram L'cies que não conseguiram completar seus focos, transformando-se em criaturas parecidas com zumbis.

O que se segue no enredo, é a difícil jornada de Lightning e sua equipe por Cocoon, em busca de uma maneira de se livrarem do fardo de ser um L'cie e destruir seu próprio mundo, descobrindo todas as verdades sujas e o plano dos fal'cie de Cocoon.


O grupo acaba indo para Gran Pulse, em busca de respostas, principalmente em relação à Vanille e Fang. Eles descobrem que o mundo está desprovido de vida humana, apenas monstros residem. Decididos à colocarem um fim no domínio dos fal'cie, o grupo retorna para Cocoon para enfrentá-los de uma vez por todas...

Alusões:

-Os fal'cie, ou "deuses máquinas", são os responsáveis por manter o mundo em funcionamento, e os humanos não compreendem o que eles realmente são e não sabem de suas intenções. Eles são muitas vezes adorados e extremamente respeitados. O termo fal'cie lembra "false" ou "falácia", pois eles são "falsos deuses".

-É interessante levar em consideração a confiança depositada nos fal'cie. Ela é uma alusão direta à total confiança que os cidadãos americanos depositam em seus governantes, pois seus "direitos de liberdade" estão garantidos. Outra coisa é a natureza mecânica dos Fal'cie, que podem ser alusão às inteligências artificiais ou mesmo aos políticos fantoches  "que agem como robôs". A idéia de um país controlado por inteligências artificais também foi usado no enredo da série Metal Gear Solid, no que se refere aos "Patriots" - inteligências artificiais que foram programadas para manipular eventos mundiais.

-Os L'cie - soldados dos fal'cie - possuem dois significados:

  • O primeiro deles é a idéia de um governo contratar ou cooptar pessoas para fazer seus "trabalhos sujos". Se o L'cie completa seu foco, ele é cristalizado e lembrado como um herói, mas se não completa, ele vira uma criatura "zombie-like" e "cai no esquecimento". Ambas as ações são fatídicas: Ou você se "sacrifica pelo país" ou "você é um traidor".

  • O segundo é referente à marca dos L'cie: A marca é um estigma no sentido mais literal. No jogo, os L'cies são identificados por suas marcas (que aumentam de tamanho conforme o tempo, indicando quanto ainda lhe resta para completar ou falhar no seu foco). Quando Lightning e os outros foram marcados como L'cie de Pulse, a sociedade de Cocoon passou a odiá-los e evitá-los. Referência descarada à descriminação racial e étnica que existe nos países desenvolvidos (estigma racial e social).
As marcas dos L'cie: a da esquerda é a marca dos L'cie de Cocoon (que trabalham para os fal'Cie de Cocoon); a da direita é a marca dos L'cie de Pulse (inimigos de Cocoon)
Snow exibindo sua marca de L'cie adquirida após lutar contra Anima.

-Serah ser transformada em um L'cie por Anima, em Bodhum, é uma referência à chamada "maldição do faraó". Quando múmias egípcias eram levadas para a Europa e expostas em um museu, algumas pessoas se sentiam mal próximas à elas, devido à presença de fungos e bactérias no ar. Isso deu origem à lenda da maldição. No jogo, após Serah ter se tornado um L'cie, a cidade toda teve de ser expurgada, pois todos poderiam estar amaldiçoados.

-O Sanctum, a entidade que governa Cocoon é uma referência aos congressos, pois é composta por um conselho. A PSICOM, que é o corpo militar que trabalha para o Sanctum é uma referência aos exércitos, principalmente o americano, pois eles devem cumprir a sua função sem questionar, muitas vezes acabando como vítimas dos planos dos fal'cie.

-Apesar de algo ruim, a linearidade do jogo, somada à falta de "cidades com lojas" se encaixam perfeitamente no enredo. Por terem se tornado L'cie, o grupo de Lightning estava sendo caçado em Cocoon, então, então a socialização era "impossível". O jeito era "seguir em frente sempre". E depois, em Pulse, já não haviam mais seres humanos.

Parte III - Outras curiosidades

Os "Undying"

Os "Undying" são aqueles cie'th especiais que você enfrenta em algumas missões do jogo. Cada um deles faz referência à um inimigo de Roma (tanto da república romana quanto do Império Romano):

-Syphax: de Sípax - o nome de um rei líbio que se revoltou contra Roma pois descobriu que está queria dominar sua região, assim como fizera com Cartago.

-Bituitus: de Bituito - era o rei dos arvernos, uma tribo bárbara da Gália.

- Zenobia: foi uma rainha síria. Zenobia fora capturada pelos romanos.

- Geiseric: de Genserico - era líder da tribo germânica dos vândalos, que entrou em conflito com Roma durante o período de decadência.

- Numidia: Numidia não é referência à nenhuma pessoa em específico, mas sim aos númidas - povos que habitaram o norte da África. Sípax era um númida.

- Mithridates: de Mitrídates. Existiam vários reis de origem persa com o nome de Mitrídates.

-Attacus: (no FF XIII japonês é Spartacus). Espártaco foi um gladiador romano que se revoltou contra o governo e seu sistema escravista, criando conflitos dentro de Roma.

- Vercingetorix: Foi um líder bárbaro que já serviu Roma, mas se rebelou quando se sentiu usado pelo imperador Julio Cesar.

-Raspatil (de FF XIII-2. Na versão japonesa seu nome é Attila)- Uma referência à Átila, o huno. Era o rei dos hunos, famoso por sua grande expansão territorial e por sua violência. Era um dos maiores inimigos de Roma.

- O cie'th Wladislaus (que é parecido com Attacus e aparece como inimigo comum) foge das referências à Roma, já que o nome era comum entre vários reis do leste eurpeu durante a Idade Média.


Vercingetorix é o Cie'th mais forte do jogo!

Bom galera, espero que tenham gostado das curiosidades! Mais uma vez, não deu para abordar 100% do enredo pois eu iria acabar escrevendo um livro aqui. Se quiserem, podemos futuramente debater mais a fundo esse tópico.

Abraços!


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